Pra começar sua vida saudável HOJE e SEM DESCULPAS, vá às compras! De COMIDAS saudáveis, claro! 😉   🙄 (depois que você estiver magrinha e feliz, aí sim, vá ao shopping comprar roupas novas hehe!)

O melhor lugar em São Paulo, pra encontrar produtos de excelente qualidade e preço bom, é a Zona Cerealista. Grãos, azeites, frutas secas, importados maravilhosos, tuuudo de bom! Mas, se você nunca foi, vai ficar perdido com tantas lojinhas e mercearias (e pode cair numas roubadas de preços, sabe?)

Hoje, com a Rute, a melhor nutricionista funcional que existe, minha amigona, fui conhecer melhor os segredos da Zona Cerealista e vou passar tudinho aqui pra vocês: o que comprar, onde ir e as dicas incríveis da Rute sobre alimentos funcionais! Se você é novo por aqui, leia esse outro Post pra conhecer a minha história com a Rute!♥

A Rua Santa Rosa é onde estão os empórios mais bacanas! E além das comidas, você encontrará também ótimos novos amigos, como a Rose e o Mc LK do Empório Bendito Grão!

IMG_0007

Eu e elas: Rose do Empório Santo Grão à minha direita e Rute à minha esquerda. E o sorridente lá atrás que fofo!

IMG_0008

Mc LK: ele não vai te deixar sair de lá enquanto não cantar pra você! Não deixe de curtir o facebook dele e assistir ao vídeozinho que fiz no fim deste post!

Primeira dica: Molho de Tomate. Tem que fazer em casa!

Um crime comprar molho pronto, tem um monte de porcarias que vão te fazer mal: conservantes, realçadores de sabor, já sabe né? Ok, não tem tempo? Prefira então os tomates pelados da La Pastina:  aqui você encontra em latas grandes de 2,5Kg que você pode passar para recipientes menores e próprios para congelar!

IMG_0009

latonas de 2,55Kg por R$ 19,00 no Empório Bendito Grão

Segunda dica: Sal. Sabia que o sódio não é esse vilão todo que pintam?

O que devemos sim considerar é o excesso de sódio nos alimentos industrializados e a quantidade minimizada de magnésio e potássio que as pessoas consomem no seu dia-a-dia (magnésio e potássio você encontra nas frutas, legumes e verduras cruas). Agora o sal, em quantidade adequada, é tudo no sabor de um prato e ao contrário do que pensam, tem nutrientes. Só que esses nutrientes se perdem no refinamento, por isso, prefira o sal grosso e ainda mais: o sal grosso rosa do Himalaia, que é encontrado nas pedras do mar e tem uma quantidade fantástica de minerais. Chique e saudável! Pra moer o sal em casa, procure os moedores bacanas da Doural. E acredite, esses que achei aqui no Empório estão baratos!

IMG_0003

moedores de sal grosso e pimenta em grãos

Terceira dica: Atum. Sempre em azeite.

Esses que são em óleo comestível, geralmente têm óleo de soja, que contém ômega 6, altamente inflamatório. Então, mesmo que mais caros, prefira os produtos enlatados em azeite. Atum em água a Rute não gosta, porque não protege o alimento da própria lata. Anote aí, Ramirez é uma marca boa, portuguesa.

IMG_0005

Quarta dica: Mostarda. Leia muito bem os ingredientes.

Mostarda boa, deve conter apenas: a mostarda, vinagre e água. E preferencialmente, nesta ordem. Aprenda a ler os rótulos dos alimentos: sabia que os ingredientes são obrigatoriamente descritos em ordem decrescente de quantidade no produto? (Você não vai acreditar como o açúcar vem em primeiro lugar na lista de ingredientes de vários produtos que você compra…). Encontramos a Moutarde à l’ancienne Beaufor no Empório Bendito Grão, que apesar de ter a água como primeiro ingrediente, não tem conservantes nem outros aditivos químicos.

IMG_0004

Quinta dica: Óleo de Côco. Você já deve ter ouvido falar muito dos benefícios dele, não?  

É óleo já saturado que faz bem e emagrece pois acelera o metabolismo. Mas tem um sabor marcante. A Rute sugere usá-lo em receitas de bolo, no suco ou você pode também fazer uma pasta bem gostosa pra passar na tapioca, por exemplo: misture o óleo de côco com  manteiga Ghee (que é clarificada, sem lactose claro!) temperos naturais e ervas, fica muito gostoso! Achamos aqui com um precinho ótimo, tanto o óleo de côco Copra quanto a Ghee.

IMG_0006

IMG_0011

Sexta dica: Azeite. Sempre extra virgem, prensado a frio, no mínimo 0,5% de acidez.

Observando essas 3 características no rótulo do azeite, você vai comprar um produto bom e saudável. A partir daí, compare os preços. No Empório Sabor (Rua Santa Rosa 167) encontramos o azeite Cirio por R$ 11,90, super bom!

IMG_0001

Azeite Cirio, italiano, no Empório Sabor

Já no Emporio Bendito Grão (Rua Santa Rosa 141) achei linda essa garrafa do azeite Patrício! Desculpem, mas sou designer lembram? Hehe. Olha que fofo esse rótulo com azulejo português!  E sim, o azeite também é excelente: 1ª prensagem à frio, 0,2% de acidez, muuuito bom. Mais caro, porém justo.

IMG_0010

 

Bom, acabamos ficando só nestes dois empórios na Rua Santa Rosa (o Bendito Grão nº 141 e o Empório Sabor nº 167) porque acabou nosso tempo…e já foi uma festa! Mas têm muitos outros lugares na ZN que a Rute indica e vamos repetir a dose em outra matéria! Aí vamos buscar o Shoyo macrobiótico (sem glutamato monossódico, que é um veneno!), alcaparras a granel, pimentas, feijões e favas pra fazer um homus diferente…nossa, muuuita coisa boa com a Rute por aí! Não percam!

Pra finalizar a manhã, compramos os ingredientes para fazer uma Granola maravilhosa na Cozinha da Rute. Quer aprender a fazer? Super simples! Clique aqui na Receita.

IMG_9714

Comentem e tirem suas dúvidas! Perguntem pra Rute o que quiserem, ela estará sempre aqui com a gente! Com as trocas de informações o Portal fica muito mais divertido! Beijos!