Criar uma decoração moderna, diferente do que muitos confundem, não significa mobiliar em estilo Contemporâneo (mescla de estilos, passado e tecnologia atuais juntos) nem Minimalista (que exige uma extrema ordem e pureza das linhas).

O estilo Moderno, que surge em meados doséculo XX, é marcado pela eliminação dos excessos decorativos e pela produção em massa, mas ao mesmo tempo foi o período em que surgiram os mobiliários mais expressivos e que se tornaram absolutamente atemporais. Meio século após serem criadas, ainda continuamos usando e amando essas peças-desejo em qualquer estilo de decoração.

Aqui vai a minha seleção de sete peças do século passado que nunca saem de moda! Você pode apostar em qualquer uma delas no seu ambiente que vai arrasar!

 

Luminária PH de Poul Henningsen, 1957

Untitled3

Inspirada na natureza, essa luminária é uma obra-prima composta por 72 folhas individuais em 12 arcos metálicos; as pétalas protegem a fonte de luz, redirecionam e refletem sobre as folhas seguintes, um espetáculo, adoro o formato orgânico e o efeito que causa, impressiona quem entra no ambiente, sem dúvida!

Untitled


 

Poltrona + pufe EamesLounge, 1956

Untitled4

Projetada pela dupla incrível de designers Charles e Ray Eames, essa poltrona está em produção constante desde sua criação e é uma das peças mais conhecidas do modernismo. Amo, pode falar que já enjoou de tanto ver, continuo amando. Se produzida corretamente conforme o projeto original, é confortável, linda na sua combinação de madeira com o couro, adoro nas diferentes tonalidades que vemos, tem o poder de chamar nosso olhar em qualquer interior!

Untitled10

 

Untitled5 Untitled6 Untitled7 Untitled8 Untitled9


 

 

Luminária Arco, de Achille e PierGiacomo Castiglioni, 1962

arco3

A luminária Arco é um ícone do designmade in Italy. Simplicidade das formas com elementos inovadores. Inspirada a partir da iluminação de rua, como um poste, a luminária de piso projeta luz em qualquer cômodo da casa. Sabe pra que serve o furo na base de mármore? Pra você locomover sua Arco com segurança, basta inserir um bastão no orifício, legal né? E a calota onde vai a lâmpada é toda furadinha, assim a luz é projetada também pra cima, iluminando o ambiente todo. Show!

arco4 arco5 arco6 arco1


 

Cadeira Wishbone, Hans Wegner, 1950

cad1

A Wishbone, com a sua luz, forma esguia, escultural, é tão lindinha, fica maravilhosa em qualquer espaço, vai bem em qualquer estilode decoração, adoro! Com braços, é confortável e se adapta super bem tanto a uma mesa de jantar quanto a um estar ou office.

cad2 cad3 cad4 cad5 cad6


 

Mesas Tulipe, Eero Saarinen, 1956

mesa7

Criada em 1956 pelo designer finlandês Eero Saarinen, a linha Tulipe é inconfundível. Gosto especialmente da mesa que, com seu pé único central distribui a carga de forma genial! Redondas ou ovais, de jantar, laterais ou de centro, vão bem em qualquer ambiente. Os tampos podem ser de mármore, granito ou madeira.

mesa1 mesa2 mesa3 mesa5 mesa6 mesa7 mesa8

 


 

Cadeira Cube , Milo Baughman, 1960

cube1

Essa cadeira é realmente um espetáculo de linda! Meu objeto desejo do momento, quero uma pra mim urgentemente! Olha que tudo essa forma geométrica com o brilho do metal dourado ou prateado, perfeita na minha (ops) na sua sala!

cube2


 

Mesa PK61, PoulKjaerholm, 1956

centro1

Essa mesa de centro tem uma pegada industrial com parafusos e pés em aço inox acetinado, sofisticada, um luxo só com o tampo flutuante geralmente em vidro. Também pode ter o tampo em mármore, granito ou ardósia.

centro2 centro3 centro4 cento5