O Sofá é, indiscutivelmente, a peça de mobiliário mais importante da casa.

Fazemos quase todas as atividades da casa nos nossos sofás: leitura, tv, receber os amigos, tirar uma soneca, parar pra pensar, qualquer coisa! Então, pra decidir o tipo de sofá que você vai comprar, minha primeira dica é:

  • Pense bem sobre como você pretende usá-lo.

– Ele estará numa sala de estar e será usado pra conversar?
– Ele estará numa sala com TV e será utilizado pra relaxar?
Isso  vai mudar muito sua decisão:

Pra receber e conversar, você poderá escolher um modelo mais firme e de assento curto (mais elegante, menos confortável).

m-collection-SofC3A1-3-Lugares-Marrom---Torquay-0343-920221-1-zoom

sofa_hardy

Tez-em-alta-1

 

8ge5htxill0byknd14zrld9na

 

121

 

88868Valore

Já para se jogar e ver TV, você vai preferir um modelo bem macio e profundo (menos elegante, mais confortável).

bx-1

sofa

Way-Design_Sofa-Antonia_designer-Pedro-Mendes

Se o objetivo principal é se jogar e ver TV, você vai querer um destes modulares com chaise. Pelo próprio formato, já são mais despojados, mas também podem ser mais firminhos e chiques. Ou até mesmo articuláveis: você puxa a chaise só quando quer!
Isso é ótimo pois muitas vezes você precisará de um sofá que tenha todas as funções juntas, não? Então, terá que encontrar um equilíbrio entre beleza e conforto!

 

1-DwellStudio-Larkin-Left-Arm-Chaise-Sectional-Sofa-5900

 

18360

 

Formato

 

milic_ap_chaise

 

modern-sofas

 

Aqui alguns sofás que na minha opinião, são elegantes na hora de receber e também são bem convidativos pra dar uma relaxada:

blog_aroeira_home_sofá1

 

image0011

 

o-sofa-gilles-da-sca-wwwscacombr-possui-estrutura-em-madeira-de-reflorestamento-e-estofado-revestido-em-couro-a-peca-de-linhas-retas-tem-pes-em-aco-1414063783279_956x500

 

Sofa-FALL-com-puff-copy

 

Continuando as dicas:
  1. escolha o tecido adequado ao seu uso;

  2. verifique a dimensão correta para seu ambiente;

  3. repare na altura do encosto. Isso pode fazer toda a diferença: se você vai usar seu sofá encostado na parede nem tanto, mas no meio da sala, um encosto mais baixo pode ser mais interessante;

  4. se você não tem muito espaço, repare também na largura dos braços: pense bem, eles podem ocupar o lugar de mais um convidado!

Aqui vão mais alguns dos meus conselhos:

  • Defina o Estilo
Bom, falamos sempre sobre isso aqui no blog. O seu estilo é aquele que te faz bem. Clássico, contemporâneo, Rústico, o que tem mais a ver com você hoje? Se ainda tem dúvidas, dê aquela passadinha no Descubra o seu Estilo.
A sensação que tenho hoje, e o que meus clientes me passam, é que trabalhamos muito e o que mais desejamos é ter uma vida mais descomplicada. Isso acaba refletindo no estilo que as pessoas querem dar à sua casa: a maioria quer chegar em casa e encontrar um ambiente limpo, moderno e calmo. Por isso sofás do Modernismo dos anos 50 continuam tão atuais e desejados com suas linhas retas e simplicidade das formas.
  • Considere a qualidade construtiva do sofá
Leve a sério sua missão de comprar um sofá de qualidade: você não precisa fazer um curso sobre isso mas uma dica que dou sempre é comparar o tempo de garantia que os fornecedores dão na estrutura do sofá. Assim você terá uma idéia de quanto tempo irá durar seu investimento!
  • Escolha bem o tecido do revestimento
Quando se fala em tecido, dois fatores são essenciais a se considerar na escolha: crianças e comida. Se você tem bebês ou tem planos de comer com frequência no sofá, escolha tecidos que “aguentem o tranco”: fibras sintéticas, couro, aplicação de resinas protetoras extras, estampas…tudo que ajudar na limpeza pois você já sabe que vai cair o Danoninho da criança ou sua taça de vinho!
Mas se a barra está limpa e você quer um sofá mais macio e luxuoso, eu amo o veludo! Você pode usar também o chenille, o jacquard… outro dia faço uma matéria só sobre tecidos, mas hoje recomendo o “Veludo Molhado”, é o mais chique hahaha!
  • Capa neles
E é o seguinte, quer dar uma vida útil mais longa ao seu sofá? Capa neles! Não aquelas horrorosas cheias de babados, pelo amor! Podem ser xales jogados, já ajuda bastante e são bem charmosas, ou capas feitas sob medida em sarja na cor cru: “lavou, tá nova!”

Quer ver o que encontrei de sofás legais por aí pra você começar sua pesquisa? Clique Aqui